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quinta-feira, 9 de julho de 2009

Qualificação de Profissionais






APRESENTAÇÃO



Sabemos que cada escola é uma realidade, porém entendemos que independente de convivermos com inúmeras realidades na educação, existem características comuns entre elas no que concerne ao Processo ensino-aprendizagem, bem como a forma de atuação do supervisor escolar. Por isso, em virtude de já ser uma prática deste grupo reunir-se mensalmente para socializar seus avanços e dificuldades, é que decidimos elaborar coletivamente esse Plano de Ação da Supervisão, para nortear nosso fazer pedagógico enquanto agentes de formação e orientação da prática docente.



JUSTIFICATIVA



Diante dos atuais avanços Educacionais, sentimos a necessidade de planejar as ações da escola, reservando sempre um tempo para o professor participar dos cursos de capacitação promovidos pelas Universidades e Secretarias de Educação Municipal e Estadual. O professor precisa tomar conhecimento sobre as novas tendências pedagógicas e avanços científicos em todas as áreas de conhecimento, para que possa refletir e se engajar na busca de uma educação viva, atualizada e comprometida com a qualidade do ensino. Uma educação que tenha como meta a preparação do educando para torná-lo consciente do seu papel de cidadão, além de proporcionar ao professor um maior contato com os novos conhecimentos e metodologias de ensino, com as quais eles irá inovar e enriquecer as suas aulas.






A supervisão escolar atualmente tem assumido múltiplas funções que perpassam pela orientação curricular e coordenação pedagógica. Além destas funções, o supervisor tem contribuído com as funções administrativas e orientação pedagógica. Isto tem sobrecarregado o supervisor, o qual torna-se um profissional polivalente dentro da escola. Sabe-se porém que sua função precisa estar pautada na coordenação pedagógica das atividades realizadas pelo professor, concernentes ao processo ensino –aprendizagem. Neste sentido, estamos pensando para este ano, numa supervisão mais atuante no processo de avaliação e planejamento, que propicie ao professor momentos de reflexão e melhoria de sua prática docente, assessorando qualitativamente o trabalho do professor, pois quanto melhor for a prática pedagógica docente, melhor será o resultado da aprendizagem de nossos alunos. A fim de conscientizar o professor da importância de seu papel face às mudanças propostas, a supervisão atuará como eixo fundamental, promovendo aperfeiçoamento qualitativo do sistema de ensino. Para isso, precisará estabelecer-se em novas bases, constituir-se em ação estimuladora que leve todos que estão envolvidos no processo ensino-aprendizagem a tornarem-se o agente de seu próprio aperfeiçoamento e a conquistar sua autonomia proporcional, criando dessa maneira maior produtividade de ensino.

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