Calendário

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Filosofia da Escola


Pela visão do mundo globalizado que vivemos hoje deveríamos ter num todo uma sociedade igualitária no que diz respeito aos valores sociais, morais, éticos e políticos . Sabemos que a escola foi, é e sempre será as portas e o caminho para a interação entre a formação e a construção do cidadão critico ciente dos seus direitos e deveres O homem precisa se perceber como ser responsável por si e pelos outros, capaz de tornar a sociedade em que vive melhor ou pior dependendo dos rumos que decidi tomar. É indispensável que cada um assuma sua parcela de responsabilidade, que aja como cidadão consciente de todos os seus deveres para com os outros e consigo mesmo. A sociedade individualista na qual vivemos tornou as pessoas sem caráter e dignidade, isso impede o crescimento, que não se dar de forma isolada, pois somos seres sociais.
A busca pelo caminho que nos leve a formar homens e mulheres capazes de pensar sobre si mesmo e os outros, sobre o mundo e a sua conservação; sobre a sobrevivência da humanidade nesse milênio tem sido o nosso maior desafio. Nesse sentido a escola se apresenta como lugar onde deveríamos garantir a formação capaz de contemplar as necessidades do mundo moderno. Pensar sobre o papel da escola nos remete a rever questões que por sua vez, nos impede de cumprirmos nosso papel que é ensinar a ler e escrever, a formar cidadão críticos e capazes de se posicionar frente aos seus problemas; consciente no exercício de seus direitos e deveres.
É a partir desses conhecimentos e da luta pelos seus direitos e deveres como cidadão capaz, transformador, fazendo valer suas idéias e suas opiniões, que participe das transformações, que tenham conhecimento de sua realidade, que entenda que sua contribuição se faz a partir da participação. É premente que o homem tenha uma visão critica do mundo s sua volta, que seja consciente de sue papel, que seja construtor de sua própria história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário