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Eu Fiz Assim



INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA ACOMPANHAR O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE CADA ALUNO.

Quando deixei a carreira de profª de educação física e assumi a direção desta escola em 1996, tinha a clareza dos desafios que iria encontrar. Na época já havia a preocupação com aprendizagem por parte dos professores, entretanto não se tinha instrumentos que pudesse dar maior visibilidade aos resultados. Hoje quando olho para os resultados dos primeiros anos, me espanto com os dados se fossemos tabular através de gráficos seria espantoso. Quando iniciou o processo da avaliação nacional Prova Brasil, a angústia foi crescendo embora tivéssemos tirado um boa nota. Sabíamos que era só o começo de uma grande caminhada, considero esse momento como um marco, um despertar para o um novo fazer pedagógico. Esse foi o momento que me levou junto com a coordenadora pedagógica a pensar em instrumentos que pudéssemos fazer um acompanhamento mais sistematizado do rendimento bimestral dos alunos . E aos poucos fomos criando gráficos e tabelas em que fosse possível acompanhar os avanços de cada turma sem perder de vista o todo da escola. De inicio os dados eram compartilhados apenas com a professora da turma, mas aos poucos fomos ampliando esse olhar e os dados passaram a ser socializados para toda a equipe. visando atender às necessidades de cada turma. Hoje de tudo que acontece na escola é tabulado e analisado; já temos a cultura de no inicio do ano nossos professores receberem todos os dados do ano anterior,através de uma ficha com nomes de todos os alunos com diagnóstico final. Recebem ainda outros instrumentos contendo o IDEB a partir de 2005 quando iniciou, e gráficos contendo a taxa de evasão, reprovação e aprovação dos três últimos anos, em seguida elaboramos

metas para o ano em curso. Assim é com os resultados do provinha Brasil, prova Brasil e os dados bimestrais. A secretaria de educação tem também instrumentos que acompanham o desenvolvimento da escola através de gráficos, tabelas que são socializadas com a equipe gestora, posteriormente dentro da escola para que a equipe possa ter clareza dos resultados obtidos pela escola anualmente, tais como: taxas de evasão, reprovação e aprovação.
A meta maior da escola é o IDEB, mas é preciso fazer leitura e análise dos gráficos coletivamente, para levantar ações que possam impactar nos dados de aprendizagem. Desta forma a equipe precisa saber o que esperamos de cada turma, que tipos de aprendizagens precisam ser garantidos para se chegar ao nível de excelência.


Instrumentos de acompanhamento

Dados -2009/2010
IDEB
5
Provinha Brasil
4
Prova Brasil Português
174,48
Prova Brasil Matemática
181,39